O interesse no aprofundamento das relações entre paleontólogos brasileiros e portugueses tem se manifestado já há algumas décadas com a participação dos pesquisadores nos eventos de Geologia e Paleontologia realizados em ambos os países, inclusive com a apresentação de trabalhos em que os pesquisadores participaram em coautoria.
Como exemplos dessa mútua participação podem ser destacados, em Portugal, o V Congresso Nacional de Geologia (Lisboa, 1998), o VI Congresso Nacional de Geologia (Monte de Caparica, 2003), o VI Congresso Nacional de Geologia (Évora, 2006) e o Congresso Luso-Brasileiro de História das Ciências (Coimbra, 2011). Como contrapartida, paleontólogos portugueses também têm participado dos congressos de geologia realizados no Brasil, com destaque especial para: 1) o I Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico e II Congresso Latino-Americano e do Caribe sobre Iniciativas em Geoturismo, realizado no Rio de Janeiro, em 2011; 2) o 46º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado na cidade de Santos, em 2012, que ganhou ainda maior importância com a agregação do 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, envolvendo a Sociedade Brasileira de Geologia e a Sociedade Geológica de Portugal.
Esse interesse na divulgação das pesquisas paleontológicas realizadas nos dois países para o incremento na colaboração científica entre as respectivas comunidades científicas não passou despercebido da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). Pelo menos em duas edições dos congressos promovidos pela SBP realizados na última década, o XX Congresso Brasileiro de Paleontologia (Armação dos Búzios, 2007) e o XXII Congresso Brasileiro de Paleontologia (Natal, 2011), paleontólogos portugueses participaram na divulgação dos estudos paleontológicos realizados em Portugal, com a apresentação de docentes das universidades de Lisboa, Coimbra e Évora, além da representação da Academia das Ciências de Lisboa.
Como parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, a SBP, com o apoio da Sociedade Geológica de Portugal e da Academia das Ciências de Lisboa, decidiram, junto com a Comissão Organizadora do XXIII Congresso Brasileiro de Paleontologia, apresentar como atividade adicional do referido congresso o "I SIMPÓSIO DE PALEONTOLOGIA BRASIL-PORTUGAL", promovendo mais uma excelente oportunidade para convergência das comunidades científicas dos dois países. Durante o evento deverão ser apresentadas conferências e comunicações técnicas com as últimas novidades paleontológicas de pesquisadores de ambos os países, permitindo o estreitamento de suas relações científicas, técnicas e culturais que certamente permitirão o aumento das relações entre universidades e empresas brasileiras e portuguesas.
Deste modo, vimos por meio desta convidar a todos os paleontólogos brasileiros portugueses e demais interessados neste simpósio a apresentarem seus trabalhos, fruto de suas atividades de pesquisa em Brasil e Portugal. A temática será livre, mas sugerimos que tentem incluir em seus trabalhos um sumário ou estado da arte de sua área de pesquisa específica, a fim de fornecer à comunidade científica uma síntese ou histórico das investigações feitas e em andamento.
O presente simpósio se justifica pela necessidade de estreitamento das relações científicas e tecnológicas entre os paleontólogos e geocientistas brasileiros e portugueses permitindo, assim, o estabelecimento de novas parcerias e intercâmbio de ideias e alunos em nível de formação de graduação e de pós-graduação para benefício das instituições universitárias e empresariais brasileiras.
Certos de poder contar com sua presença no congresso,
Atenciosamente,
Proponentes: Roberto Iannuzzi (Coordenador)
Antonio Carlos Sequeira Fernandes (Vice-Coordenador)
Gérson Fauth (Colaborador)
Observação: Na sessão técnica do simpósio, será facilitado aos participantes apresentações orais e em forma pôster, conforme indicação dos participantes e, eventualmente, dos coordenadores. O detalhamento sobre a sessão será estabelecido e divulgado após a confirmação e seleção dos trabalhos. A submissão e publicação dos resumos seguirão as orientações dadas na página do XXIII CBP (www.cbpbrasil.org).